segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O que é?


Cisticercose é uma doença causada pelas larvas da Taenia solium ou Taenia saginata adquiridas através da ingestão de alimentos e água com os ovos.

No intestino, os ovos se transformam em larvas que podem ir para várias partes do corpo, que podem causar convulsões, cegueira e morte.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Cisticercose

Diagnóstico

Se obtêm o diagnóstico observando dos ovos em amostras fecais, realizada em microscópio óptico, análise de amostra de líquido cefalorraquiano, por tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Fonte: http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/cisticercose.htm

Tratamento

Só é possível tratar o paciente, quando não existem lesões cardíacas, dano cerebral ou cegueira.


Para o tratamento são usados medicamentos antiparasitários, e anti-inflamatórios. Alguns exemplos são as drogas: Mebendazol, Niclosamida ou Clorossalicilamida, Praziquantel, Albendazol. Em casos extremos, é necessário um procedimento cirúrgico.

As vezes é necessário o uso de anticonvulsivantes, pois cerca de 62% dos pacientes desenvolvem epilepsia.

Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/cisticercose/

Sintomas

Os sintomas dessa doença dependem do órgão onde o verme se alojou e podem demorar anos para se manifestar. Entre os sintomas estão: dores de cabeça frequentes, convulsões, transtornos de visão, alterações psiquátricas, vômitos, infecções na coluna, demência e perda da consciência.

A infeção do sistema nervoso central pode desencadear crises convulsivas, hipertensão intracraniana, aracnoidite, hidrocefalia, inflamação das meninges, epilepsia e alterações do comportamento. 

Na maioria das vezes em que a cisticercose está presente nos músculos não apresenta nenhum sintoma.

Fontes: http://www.medcenter.com/Medscape/content.aspx?bpid=20&id=4891
             http://www.infoescola.com/doencas/cisticercose/
            http://www.infopedia.pt/$cisticercose

Agente etiológico

O Agente Etiológico da cisticercose são os ovos da Tênia Solium e da Tênia Saginata. Um fato importante é a resistência ao meio ambiente dos ovos dessas tênias. Elas podem sobreviver em condições naturais num pasto, de 56 a 159 dias


Prevenção

Para se prevenir contra essa doença deve-se tomar algumas medidas simples: Lavar as mãos depois de defecar e antes de manipular alimentos, beber água mineral ou fervida, lavar e retirar a casca de frutas antes de comê-las , evitar alimentos que possam estar contaminados com fezes, evitar o consumo de carnes cruas ou mal passadas e filtrar a água

Fontes: http://www.infoescola.com/doencas/cisticercose/
            http://www.colegioweb.com.br/biologia/cisticercose.html

Ciclo da Doença


Uma pessoa que contenha teníase contamina o meio ambiente eliminando os ovos nas fezes. Um suíno ou um bovino ingerem fezes humanas quem contêm ovos de Taenia solium ou Taenia saginata e  adquirem a cisticercose.
Quando alimenta-se com carne suína ou bovina, mal cozida e que contenha cisticercos, outro homem adquire a teníase. 


Fontes: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/parasitoses/verminoses/verminoses_teniase_cisticercose
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cisticercose/

Causa

Cisticercose é uma doença causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium. Esse ovos tem como hospedeiros intermediários os suínos. 

Os Indivíduos com teníase possuem em seu organismo a forma adulta da tênia,. Eles liberam ovos destes animais, juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água, alimentos ou mãos. Assim quando se ingeri os ovos da Taenia solium, esse parasita que se encaminha do trato digestório à corrente sanguínea e se aloja em órgãos como cérebro, olhos, coluna ou músculos.

O abate dos suínos sem controle sanitário é a principal causa para a elevada ocorrência da cisticercose em países da África, América do Sul, América Central e Caribe.

Fontes: http://www.brasilescola.com/doencas/cisticercose.htm
            http://www.infopedia.pt/$cisticercose